Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela 

A SIQUANT coordenou e desenvolveu o Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela (SRV-SE) para o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) da Câmara Municipal de Seia (CMS).

O SRV-SE é um sistema multimédia que permite navegar pela Serra da Estrela, explorando e visualizando conteúdos 3D, proporcionando uma visita virtual em tempo real a este importante espaço natural e histórico-cultural de Portugal. O SRV-SE está disponível nas instalações do CISE em quiosques multimédia. O CISE é um instrumento essencial na execução da politica ambiental do Concelho de Seia, tendo como principais actividades: a interpretação da Serra da Estrela; o apoio à investigação; a promoção de um Turismo de Natureza ambientalmente correcto..

O SRV-SE constitui um exemplo importante do uso das tecnologias de Informação Geográfica e de Realidade Virtual para o desenvolvimento de aplicações turísticas modernas. A realidade virtual é uma tecnologia capaz de ultrapassar várias das limitações que caracterizam os outros meios de disseminação de informação (ex.: brochuras) ao permitir iludir os sentidos através de um conjunto de sensações, tais como a visão, a audição, e o movimento, transportando o utilizador para dentro de um “mundo, espaço” virtual.

Para a execução deste projecto, a SIQuant coordenou uma equipa multidisciplinar, tendo sido responsável pela produção do Sistema de Informação Geográfica e deu apoio ao desenvolvimento da aplicação de realidade virtual. Contou com a participação do INESC-ID/DIGraSys, responsável pela programação da aplicação de navegação e visualização de realidade virtual, com a Caixa d’Imagens, responsável pela produção dos quiosques multimédia e conteúdos 3D, incluindo o filme e com o IST/DECivil, responsável pelo desenvolvimento da aplicação de consulta da informação geográfica com base no Google Earth. O SRV-SE foi desenvolvido com base em produtos da tecnologia de Realidade Virtual EON Studio e do Google Earth, sendo ainda significativamente parametrizável e extensível.

 


Modelos 3D de Realidade Virtual
O Castelo de Linhares da Beira

Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das fortificações medievais mais importantes da Beira Alta Interior. Ver mais informação na Wikipedia
(modelo com 3.3Mb; apenas para EON Viewer 5.5.0)


Vale da Candieira

O Vale da Candieira constituía um dos principais braços do glaciar do Zêzere havendo abundantes motivos de interesse na sua base e encostas, começando pela Lagoa do Peixão, situada na sua bacia, e cuja variação toponímica - de Paixão ou Peixão - tem alimentado algumas das lendas da Estrela.
(modelo com 9Mb; apenas para EON Viewer 5.5.0)



     


EON Viewer - Necessário para visualizar Modelos 3D