Temas Visuais

O WebComfort adopta a tecnologia de Themes introduzida no ASP.NET 2.0, que permite ultrapassar as dificuldades reportadas pelos developers na definição do aspecto visual e no estabelecimento de uma coerência ao nível de toda a aplicação.

Um tema ASP.NET 2.0 é simplesmente uma colecção de vários skins e style sheets, conjuntamente com imagens. Conforme sugerido na Figura 6, um Tema Visual WebComfort estende a noção de tema ASP.NET 2.0 ao incluir o conceito de Master Page. Deste modo um tema-visual WebComfort é constituído pelos seguintes elementos:

  • Style sheets (CSS, Cascate Style Sheets): Permitem definir de forma consistente o aspecto visual dos elementos DHTML constituintes de uma página, ou de todas as páginas de uma aplicação Web.
  • Skins: Permitem definir de forma consistente o aspecto visual dos controlos ASP.NET (server controls). Cada skin é constituída por várias tags específicas que são baseadas nas especificações XML e XSLT.
  • Master Page: Permite definir o template de uma estrutura espacial para uma ou mais páginas de uma aplicação Web, providenciando deste modo mais um nível de consistência relativamente à estrutura e aspecto visual da aplicação. A master page WebComfort é constituída por vários contentores (place holders) onde são colocados e apresentados os módulos. Existem dois contentores particulares: banner e footer que são incluídos, caso seja desejado, em todas as páginas da mesma aplicação. A estrutura da master page segue um formato flexível de tabela, com número dinâmico de colunas e linhas, com diferentes tamanhos de células. A Master Page pode ser definida por duas formas alternativas: (1) directamente através da opção "editar" do controlo de gestão de temas na área de administração da plataforma WebComfort; ou (2) programaticamente através de um ambiente de desenvolvimento como o VisualStudio.NET.

Um tema-visual WebComfort define o aspecto espacial e gráfico (look and feel) de uma aplicação Web de forma consistente. Um tema-visual pode ser associado em tempo de execução a toda a aplicação, ou apenas ao nível de uma página específica, ou ainda de um módulo particular.

(Para mais detalhes de definição de temas-visuais WebComfort, deverá ser consultado o Manual do Programador do WebComfort e ainda consultar profusa informação disponível e.g. na Internet sobre os temas "CSS", "ASP.NET 2.0 Skins" "ASP.NET 2.0 Themes" e "ASP.NET 2.0 Master Pages".)

DocumentosFeed RSS 

Foram encontrados 2 documentos no decorrer desta pesquisa.

Ordenar por:

Clique para aceder a este DocumentoSIQuant WebComfort - Tutorial de CSS Styles, v1.0 (application/pdf, 611.15 KB)
SIQuant - Engenharia do Território e Sistemas de Informação
Data: 7/3/2008, Última modificação em: 10/16/2008 6:59 PM
Neste documento serão descritas as classes que podem ser usadas na criação de um novo tema visual. Supõe-se que já existe um conhecimento prévio do uso das CSS Styles, que inclui o conhecimento da configuração de elementos HTML. O documento está divid (...)
Detalhes, Download

Clique para aceder a este DocumentoSIQuant WebComfort - Tutorial de Temas Visuais, v1.0 (application/pdf, 599.07 KB)
Data: 7/3/2008, Última modificação em: 7/7/2008 12:09 PM
Este tutorial pretende demonstrar como criar um tema visual usando CSS Styles e algumas das classes definidas no “Tutorial para Definição de Css Styles” do WebComfort. O objectivo principal não é ensinar a usar CSS Styles, embora sejam dadas algumas dicas, mas mostrar algumas (...)
Detalhes, Download