WebC-GIS - WebComfort GIS Toolkit
O WebC-GIS agrega módulos para visualização e gestão de informação geográfica, nomeadamente mapas, layers (ou temas geográficos) e correspondentes metadados. Este toolkit providencia operações de visualização dos mapas, mas também de edição e de pesquisa da informação.

 

Um mapa é uma representação gráfica de dados referentes à superfície do globo terrestre ou a uma região dessa superfície. Os elementos distintos dos mapas designam-se por geometrias e podem ter diferentes topologias: (1) pontos, e.g., museus, agências bancárias; (2) linhas, e.g., rios, estradas; ou (3) polígonos, e.g., freguesias, concelhos. Um mapa e respectivas geometrias são localizados de acordo com um determinado sistema de georeferênciação. Um layer consiste num conjunto de geometrias da mesma topologia e do mesmo contexto ou tema, podendo ser concebido como uma camada de informação sobreposta um mapa. Por exemplo, podem-se definir layers para representar museus em Lisboa, linhas hidrográficas de uma região, a localização dos escritórios e agências de um banco, ou os limites administrativos de um país.

 

O servidor de mapas GoogleMaps disponibiliza três tipos de visualizações: (1) Mapa, correspondente a ilustrações de mapas da superfície terrestre com um conjunto de layers embebidos. Este conjunto incluiu estradas principais, nomes de cidades/povoações, fronteiras de países/regiões/distritos, linhas ferroviárias. O detalhe dos layers varia consoante a zona da superfície terrestre que o mapa trata. (2) Satélite, correspondente a fotografias satélite da superfície terrestre. Não cobre todas as zonas do globo, mas cobre as de maior relevância, nomeadamente zonas onde existe grandes centros urbanos ou monumentos históricos. (3) Híbrido, correspondente à combinação sobreposta das duas anteriores visualizações.

 

  • GISCatalogManager: Permite a gestão do catálogo da geodatabase de suporte, incluindo a definição de layers e metadados. Suporte de pesquisas várias, sobre (1) metadados; (2) dados geográficos; e (3) dados alfanuméricos.
  • GISLayersManager: Permite a gestão de layers geográficos. Este módulo providencia mecanismos simples para a criação e edição de layers, dinâmica e interactiva, através de interface Web. A criação de um layer envolve vários passos, designadamente: (1) definição de várias propriedades gerais, tais como: nome, breve descrição, topologia (e.g., pontos ou linhas), url para mais detalhes; (2) associação de classificadores com base no sistema de categorias predefinido, o ISO 19115; (3) definição de atributos, i.e. definição dinâmica de propriedades associadas a cada geometria do layer (e.g., num layer de museus, pode ser relevante existir as seguintes propriedades: nome do museu, morada, telefones, url, imagem); e (4) criação das geometrias propriamente ditas. Neste último passo, é apresentado um mapa (tirando partido do GoogleMaps), sobre o qual são definidos interactivamente os pontos ou linhas correspondentes, os quais são caracterizados com base nos atributos dinâmicos definidos no passo 3. Para além desta funcionalidade principal, é ainda possível editar e remover layers, criar layer por importação de ficheiro KML ou Shapefile, e ainda exportar layer para formato KML.
  • GoogleMapsViewer: Permite a visualização interactiva de mapas servidos pelo GoogleMaps. Permite a configuração prévia de: (1) definir coordenadas geográficas do contexto do mapa e respectivo nível de zoom por omissão; (2) definir a activação ou inibição das seguintes operações: zoom, pan, e selecção de modo de visualização (i.e., map, satellite, e hybrid).
  • GoogleMapsViewerPro: Versão melhorada do módulo GoogleMapsViewer. Possibilidade de associar um ou mais Layers ao mapa, com as seguintes funcionalidades: (1) assumir representações visuais por omisão, ou definir novos ícons (para layers de pontos) ou cores e espessuras (para layers de linhas); (2) definir se layer aparece seleccionado por omissão; (3) definir que atributos/propriedades do layer podem ser consultados. Por outro lado, durante a visualização do mapa, o utilizador poderá seleccionar ou desactivar a visualização de um ou mais layers, e realizar as operações de zoom e pan caso tenha permissões; tem ainda, caso clique sobre uma determinada geometria, possibilidade de obter informação sobre os atributos do elemento seleccionado.
  • arcIMSMapViewer e arcIMSMapViewerPro: Versões equivalentes aos módulos GoogleMapsViewer e GoogleMapsViewerPro, sobre o servidor de mapas ESRI ArcIMS.