WebC-Multimedia - WebComfort Multimedia Toolkit
O WebC-Multimedia agrega um conjunto de módulos focados na apresentação de conteúdos multimédia, tais como imagens, vídeos, objectos flash e modelos 3D de realidade virtual. A integração numa aplicação Web destes módulos providencia consequentemente uma experiência de visualização mais apelativa e dinâmica e pode contribuir para a sua popularidade e atracção.

 

  • ImageViewer: Permite a visualização de uma imagem. Uma imagem é caracterizada pelo ficheiro de imagem propriamente dito (e.g., no formato gif, jpeg, png), por título, breve descrição e URL. O gestor do ImageViewer pode configurar ainda os seguintes aspectos: (1) a largura e altura em pixels, da apresentação da imagem; (2) se se apresenta ou não as seguintes propriedades: título, url, e a descrição, tamanho e dimensão original da imagem; (3) formas de apresentação, e.g. se o título aparece em cima, baixo, esquerda ou direita relativamente à imagem.
  • ImageGalleryViewer: Permite a visualização de uma galeria de imagens. Uma galeria agrega várias imagens, que tenham sentido semântica (e.g., associada a um tema ou a um projecto) ou estruturalmente (e.g., associada a uma pasta de ficheiros). Uma galeria é caracterizada por um nome, breve descrição, imagem representante e número de imagens associadas. No nível inicial são visualizadas as miniaturas das imagens da galeria. Caso a galeria tenha mais imagens que o número de miniaturas de possam ser apresentadas (número esse configurável, em termos de número de colunas e de linhas), deverá providenciar um mecanismo de navegação do tipo “seguintes” e “anteriores”. Na apresentação das miniaturas, pode ainda ser apresentado, por baixo da imagem, o respectivo título. Uma imagem pode ainda ser visualizada individualmente, conforme descrito para o módulo ImageViewer.
  • ImageGalleriesViewer: Permite a visualização de várias galerias de imagens, podendo-se seleccionar e navegar entre as diferentes galerias de forma integrada. A navegação de imagens de cada galeria segue estrutura idêntica ao do módulo ImagesGalleryViewer.
  • MultimediaScroller: Permite apresentar vários elementos multimédia segundo uma sequência de rotação contínua. Um elemento multimédia pode ser uma imagem, um texto, ou uma combinação de imagem com texto. É possível a configuração (1) do tipo de rotação, que pode ser vertical (de cima para baixo ou vice-versa) ou horizontal (da esquerda para a direita ou vice-versa), (2) a velocidade de rotação, e (3) outros parâmetros gerais, e.g. dimensão da janela do scroller, número de linhas do texto apresentado.
  • FlashPlayer: Permite a visualização e execução de um objecto Flash. Um objecto Flash é caracterizado pelo ficheiro flash propriamente dito (no formato swf), por uma imagem representativa, título, breve descrição e URL. O gestor do FlashPlayer pode configurar ainda os seguintes aspectos: (1) a largura e altura em pixels, da apresentação do objecto; (2) se se apresenta ou não as seguintes propriedades: título, url, e a descrição, tamanho e dimensão original do ficheiro; (3) formas de apresentação, e.g. se o título aparece em cima, baixo, esquerda ou direita relativamente à imagem; e (4) se a animação flash é executada automaticamente com o carregamento da página.
  • FlashGalleryPlayer: Permite a visualização de uma galeria de objectos Flash. Uma galeria é caracterizada por um nome, breve descrição, imagem representante e número de objectos associados. No nível inicial são visualizadas as miniaturas dos objectos flash da galeria. Caso a galeria tenha mais objectos que o número de miniaturas que possam ser apresentadas (número esse configurável, em termos de número de colunas e de linhas), deverá providenciar um mecanismo de navegação do tipo “seguintes” e “anteriores”. Na apresentação das miniaturas, pode ainda ser apresentado, por baixo da imagem, o respectivo título. Ao clicar-se na miniatura, o correspondente objecto Flash é executado, conforme descrito para o módulo FlashPlayer.
  • VideoPlayer: Permite a visualização e execução de um objecto de vídeo. Um Vídeo é caracterizado pelo ficheiro de vídeo propriamente dito (e.g., no formato mpeg, avi, mpg, wmv, rm, rmvb, mov), por uma imagem representativa, título, breve descrição e URL. O gestor do VideoPlayer pode configurar ainda os seguintes aspectos: (1) a largura e altura em pixels, da apresentação do objecto; (2) se se apresenta ou não as seguintes propriedades: título, url, e a descrição, tamanho, duração e dimensão original do ficheiro,; (3) formas de apresentação, e.g. se o título aparece em cima, baixo, esquerda ou direita relativamente à imagem, se é apresentado a barra de controlo de reprodução do vídeo; e (4) se o vídeo é reproduzido automaticamente com o carregamento da página.
  • VideoGalleryPlayer: Permite a visualização de uma galeria de objectos de vídeo. Uma galeria é caracterizada por um nome, breve descrição, imagem representante e número de objectos associados. No nível inicial são visualizadas as miniaturas dos vídeos da galeria. Caso a galeria tenha mais objectos que o número de miniaturas que possam ser apresentadas (número esse configurável, em termos de número de colunas e de linhas), deverá providenciar um mecanismo de navegação do tipo “seguintes” e “anteriores”. Na apresentação das miniaturas, pode ainda ser apresentado, por baixo da imagem, o respectivo título. Ao clicar-se na miniatura, o correspondente objecto de vídeo é reproduzido, conforme descrito para o módulo VideoPlayer.
  • 3DPlayer: Permite a visualização e execução de um modelo 3D. Um modelo 3D é caracterizado pelo ficheiro propriamente dito (e.g., no formato EON EOZ, 3D-Studio, Microsoft Direct-X ou VRML), por uma imagem representativa, título, breve descrição e URL. O gestor do 3DPlayer pode configurar ainda os seguintes aspectos: (1) a largura e altura em pixels, da apresentação do objecto; (2) se apresenta ou não as seguintes propriedades: título, url, e a descrição, tamanho e dimensão original do ficheiro; (3) formas de apresentação, e.g. se o título aparece em cima, baixo, esquerda ou direita relativamente à imagem, se é apresentado a barra de controlo de opções/acções, e quais estão activas ou disponibilizadas; e (4) se o modelo 3D é reproduzido automaticamente com o carregamento da página, com uma navegação predefinida.
  • 3DGalleryPlayer: Permite a visualização de uma galeria de modelos 3D. Uma galeria é caracterizada por um nome, breve descrição, imagem representante e número de objectos associados. No nível inicial são visualizadas as miniaturas dos modelos 3D da galeria. Caso a galeria tenha mais objectos que o número de miniaturas que possam ser apresentadas (número esse configurável, em termos de número de colunas e de linhas), deverá providenciar um mecanismo de navegação do tipo “seguintes” e “anteriores”. Na apresentação das miniaturas, pode ainda ser apresentado, por baixo da imagem, o respectivo título. Ao clicar-se na miniatura, o correspondente objecto 3D é apresentado e executado, conforme descrito para o módulo 3DPlayer.