WebC-Standard - WebComfort Standard Toolkit
O WebC-Standard Toolkit agrega vários módulos que em conjunto satisfazem a generalidade dos requisitos funcionais comuns à maioria das aplicações Web.

Gestão de Listas de Entidades:

  • Announcements: Permite visualizar e gerir uma lista de Anúncios, cada qual com a seguinte informação: título, URL para mais detalhes, breve texto de descrição, e data de validade/expiração do anúncio. Caso seja configurado, é possível ainda consultar o histórico dos anúncios, i.e. os anúncios cuja data já expirou.
  • AnnouncementsWithImages: Semelhante ao módulo Announcements, mas permite ainda associar a cada anúncio uma imagem e especificar a sua localização espacial (se à direita ou à esquerda relativamente ao respectivo texto).
  • Events: Permite visualizar e gerir uma lista de Eventos, cada qual com a seguinte informação: títúlo, breve texto de descrição, texto relativamente ao local e data do evento, e data de validade/expiração do evento. Caso seja configurado, é possível ainda consultar o histórico dos eventos, i.e. os eventos cuja data já expirou.
  • Contacts: Permite visualizar e gerir uma lista de Contactos, cada qual com a seguinte informação: nome, papel organizacional, e-Mail, e contactos telefónicos.
  • Documents: Permite visualizar e gerir uma lista de Documentos, cada qual com a seguinte informação: nome/título do documento, breve descrição, categoria, data de registo e de última actualização, e endereço electrónico. Na criação ou edição de registos de documentos, pode-se fazer upload de ficheiro ou alternativamente especificar URL para ficheiro respectivo.
  • DocumentsPro: Semelhante ao módulo Documents, mas permitindo maior controlo ao nível (1) da apresentação dos atributos na lista de documentos, e (2) do acesso de visualização e edição a cada documento. Este módulo permite, para cada documento individualmente submetido, controlar quem tem acesso de visualização e também de actualização.
  • Links: Permite visualizar e gerir uma lista de Links, cada qual com a seguinte informação: título, URL, descrição (que aparece na caption do link), e ainda o número de ordem relativo da apresentação de cada link na lista.

 

Gestão de Entidades:

  • Image: Permite inserir e visualizar uma Imagem, com a seguinte informação: ficheiro de imagem propriamente dito, largura e altura em pixels, e opcionalmente um URL e uma breve descrição (a apresentar como caption do link).
  • HTMLEditor: Editor de texto HTML, com interface WYSIWYG (What You See Is What You Get), típica de um processador de texto como por exemplo o Microsoft Word. São providenciadas as seguintes capacidades, e.g.: definição de estilo de parágrafo (e.g., normal, heading1), definição de tipo texto (e.g., tipo de fonte, tamanho, cores, bold, italic), justificação de parágrafos, inserção de links, inserção de imagens, impressão. A utilização deste módulo não implica que o utilizador conheça os elementos principais da linguagem HTML, todavia, é ainda providencia uma visão do texto com os elementos HTML expostos, sendo possível a introdução de elementos avançados não suportados pela interface WYSIWYG.
  • XMLViewer: Visualizador de ficheiros de dados XML de acordo com um determinado ficheiro de transformação XSLT. Este módulo apenas apresenta dois modos: de configuração e de visualização. No modo de configuração é especificado o endereço (URL) do ficheiro de dados XML e o endereço (URL) do ficheiro de transformação XSLT, que especifica como os dados serão apresentados.

 

Outros:

  • Participants: Permite consultar a lista de todos os utilizadores que têm acesso (de edição e visualização) à respectiva página onde o módulo é criado. Permite ainda enviar mail directamente para todos os utilizadores envolvidos.
  • SiteTree: Permite visualizar todas as páginas da aplicação através de uma visualização em árvore, ilustrando-se por conseguinte as suas relações hierárquicas.
  • SiteMenu: Alternativamente ao módulo SiteTree, permite visualizar o contexto da página corrente, no âmbito da hierarquia de páginas da aplicação.
  • HitCounter: A definição de módulo de contadores conta o número de visitantes de uma dada página. Para que esta contabilização seja feita numa dada página, o módulo contador do número de visitantes tem que ser inserido nessa mesma página. Este módulo permite também a possibilidade de definir um valor inicial para o contador que, por omissão será zero. O texto visualizado poderá ser personalizado pelo administrador.
  • Calendar: Permite a apresentação de um calendário genérico, com visualização mensal, apresentando-se com destaque o dia corrente, e permitindo o utilizador navegar/consultar meses anteriores e posteriores.
  • UserLanguage: O módulo UserLanguage é relevante para aplicações com multilíngua, permitindo que o utilizador tenha feedback sobre a língua corrente, e ainda que comute a visualização dos conteúdos para outras línguas suportadas. Em geral este módulo é instanciado na página inicial da aplicação.