www.aidsportugal.com

Regulamentação e Normas Gerais
Última actualização: 11 de Outubro de 2012
Introdução
Em 1 de Junho de 2000 iniciámos uma experiência inédita em Portugal, a criação de www.aidscongress.net espaço onde afirmávamos: "Cada vez mais se apresentam aos diferentes intervenientes na infecção pelo HIV, doentes ou médicos, enfermeiros ou assistentes sociais, políticos ou investigadores, psicólogos ou epidemiologistas, uma verdadeira panóplia de desafios que tornam esta epidemia o foco de muitas e muitas atenções, o desespero, a esperança e a morte de muitos e muitos doentes, num permanente apelo a múltiplas e novas actuações em áreas tão diversas como a farmacologia pura, a pesquisa de vacinas, os ensaios clínicos, os novos problemas éticos, deontológicos ou legais, ou a definição estratégica global de novas formas de luta para dominar a epidemia." Inicialmente o I Congresso Virtual HIV/AIDS foi pensado e estruturado para os objectivos de um Congresso e ao tempo de duração do mesmo. Volvidos pouco mais de três meses do arranque do site verificávamos que este nosso projecto ultrapassava as nossas expectativas iniciais, sobretudo pelas solicitações da população alvo interveniente, focalizadas na necessidade de para si se disponibilizar um espaço dedicado ao VIH/SIDA, em língua portuguesa.
Enquadramento
O projecto denominado www.aidsportugal.com pretende ainda dar sequência ao trabalho iniciado em www.aidscongress.net e organizar uma segunda edição deste congresso, durante o ano de 2001. Trata-se de um projecto sem fins lucrativos, que necessita de apoios que lhe permitam subsistir de forma autónoma e isenta. Aidsportugal.com pretende afirmar-se como o portal português de referência para conteúdos ligados à temática do SIDA, disponibilizando espaço gratuito para alojamento de páginas em língua portuguesa e dirigindo-se a todos os tipos de audiência (profissionais, indústria, doentes, público em geral, etc. ..). Por documento próprio e agora publicamente divulgado são constituídos, no âmbito do projecto, os Conselhos Redactorial, Científico e Técnico e os contactos de parceria que se destinam a suportar financeiramente o projecto e a contribuir com a sua quota-parte de conteúdos para o portal. Qualquer serviço que venha a ser adicionado aos Serviços já existentes, reger-se-á por estas regras de utilização.
Objectivos Gerais

Dos objectivos gerais pretendidos para o projecto www.aidsportugal.com salientam-se os seguintes:
  • Referência
    Estabelecer-se como referência em Portugal e restantes Países Lusófonos;
  • Actualidade
    Manter uma evolução e actualização constante quer nos conteúdos apresentados, quer no número de visitas;
  • Abrangência
    Manter-se como um espaço multidisciplinar no que diz respeito aos interesses e motivações dos visitantes, garantindo assim sucessivas visitas;
  • Interactividade
    Manter-se como um espaço de contacto e partilha entre profissionais, doentes e público em geral;
  • Isenção e autonomia
    Manter-se como um espaço formativo e informativo isento nos seus conteúdos e autónomo nas suas decisões.
Objectivos Específicos
  • Criar e manter um espaço de informação e divulgação técnica, científica e social, com actualização permanente, para o grande público, pensando essencialmente no doente seropositivo;
  • Criar e manter um espaço de diálogo multidisciplinar e interactivo entre doentes, médicos e outros profissionais interessados na área VIH/SIDA;
  • Criar e fornecer um suporte de informação técnico-científica que, partindo dos principais intervenientes da Investigação e da Indústria Farmacêutica na área VIH/SIDA permitam a manutenção de uma informação actualizada, eventualmente interactiva, com os profissionais nela interessados;
  • Criar e fomentar um suporte técnico organizativo, pensando na realização alargada a nível internacional do II Congresso Virtual HIV/AIDS entre Outubro e Dezembro de 2001;
  • Consciencializar a classe médica em geral para a importância inestimável da Internet como veículo de conhecimento e investigação, que ganha de dia para dia maior relevo como indispensável ferramenta de trabalho;
  • Fomentar o uso das novas tecnologias da informação junto das diferentes classes profissionais intervenientes na área VIH/SIDA e ainda junto dos doentes seropositivos, suas famílias e público em geral.
  • Disponibilizar gratuitamente às ONG’s e Instituições Oficiais ou Privadas que se dediquem ao VIH/SIDA um local de divulgação dos seus projectos ou propostas de apoio aos doentes seropositivos ou aos profissionais que trabalham nesta área.
Para garantir o cumprimento destes e outros objectivos tornou-se necessário reunir um conjunto de profissionais especializado e heterogéneo que actua em áreas como a Medicina, Informática, Indústria, Estado, etc.. Foi também necessário um estabelecimento abrangente de parcerias que garantam o necessário relevo, autonomia e isenção do projecto. Os parceiros escolhidos cumprirão um papel de grande importância no que diz respeito ao fornecimento de conteúdos para o portal. Pretende-se que a sua intervenção seja o mais activa possível.
Conteúdos
Os conteúdos constantes das áreas reservadas a cada um dos parceiros são da inteira e exclusiva responsabilidade dos mesmos. A contribuição dos parceiros no respeitante a conteúdos traduz-se na emissão periódica de artigos que submete à organização de acordo com o protocolo a estabelecer. Os artigos submetidos são traduzidos para o formato adequado pelo corpo técnico do portal e posteriormente publicados na área respectiva ao parceiro. Todos os trabalhos submetidos pelos parceiros (salvo solicitação contrária por parte dos responsáveis) são mantidos na área respectiva, ordenados cronologicamente e acessíveis aos visitantes. Os conteúdos constantes na área do Especialistas Online são da responsabilidade dos respectivos especialistas. Os conteúdos constantes na área Fórum são da responsabilidade dos respectivos autores, muitas vezes identificados de forma anónima. Todos os restantes conteúdos são submetidos e validados pelo próprio Administrador do Site.

Responsabilidades de aidsportugal.com
Cumprir com o estabelecido no protocolo de comunicação com os parceiros; Fornecer aos parceiros o conjunto de contactos capazes de esclarecer e/ou dar resposta às solicitações dos parceiros; Fornecer os meios técnicos e logísticos necessários ao bom funcionamento do portal, nomeadamente no que diz respeito ao garantir dos serviços já referidos neste documento; Garantir a manutenção regular do portal.
Responsabilidades dos parceiros
Cumprir com o estabelecido no protocolo de comunicação; Garantir a coerência nos contactos e nos formatos durante todo o período de colaboração; Assumir a responsabilidade por todos os conteúdos disponibilizados ao portal; Garantir um nível de envolvimento e empenho através da sua colaboração regular
Obrigações de Registo

De forma a poder utilizar os serviços de AidsPortugal.com todos os seus utilizadores individuais ou em parceria comprometem-se a:
  • Disponibilizar informação verdadeira, concreta e actualizada nos itens solicitados.
  • Manter e imediatamente actualizar os dados de registo, de forma a que estes se mantenham verdadeiros, concretos e actuais.
Caso seja disponibilizada informação errada, desactualizada, incompleta ou falsa, AidsPortugal.com tem o direito de suspender ou cancelar um determinado registo, bem como se reserva o direito de vir a cancelar outros fornecimentos de serviços que estejam a decorrer em simultâneo ao mesmo utilizador.
Conteúdos alojados em AidsPortugal.com
AidsPortugal.com não reclama a autoria dos conteúdos nele alojados que estejam nas áreas reservadas e autorizadas aos seus utilizadores. No entanto ao colocar os seus conteúdos em AidsPortugal.com , o utilizador está a atribuir a AidsPortugal.com , automática e tacitamente, uma licença gratuita, universal e não exclusiva para que os possa reproduzir. Esta licença cessa no momento em que o utilizador opte por retirar os seus conteúdos de AidsPortugal.com, anulando e cancelando a sua participação.
Privacidade
AidsPortugal.com encara seriamente a privacidade e a protecção dos dados disponibilizados pelos seus utilizadores. Os dados pessoais solicitados nos formulários de registo (nome, endereço de correio electrónico, etc.) estão protegidos e servem exclusivamente para os objectivos acima descritos e serão usados dedicadamente no seu contexto. Os dados só serão utilizados para envio de correio directo ao utilizador salvo se isso estiver expressamente como não for autorizado, para o que deverá mencionar tal facto a AidsPortugal.com no momento de registo ou posteriormente, através do pedido escrito de alteração de dados registados.

O Google Analytics é usado para monitorizar a audiência e padrões de utilização do website. Nenhuma informação pessoal é recolhida pelo Google Analytics. Para mais informação sobre a política de privacidade do Google Analytics, por favor visite o seguinte link: http://www.google.com/intl/en_uk/analytics/privacyoverview.html.
Responsabilização do utilizador
O utilizador ou o identificado como autor é o único responsável pelos conteúdos disponibilizados nesse espaço. Assim, qualquer informação, publica ou privadamente transmitida é da única responsabilidade do utilizador, podendo porém a Administração e os Conselhos Redactorial, Científico e Técnico de AidsPortugal.com controlar e não aceitar os conteúdos disponibilizados no sentido de obter a máxima garantia de correcção, qualidade, integridade ou veracidade e da não violação das regras que propomos. Os conteúdos de AidsPortugal.com não podem ser vendidos, revendidos, alugados, reproduzidos, copiados, ou explorados para fins que não sejam os decorrentes dos objectivos científicos e pedagógicos acima expressos e a que nos propomos, sendo de qualquer forma o serviço disponibilizado por AidsPortugal.com gratuito, não visando nem pretendendo das acções dele decorrentes obter quaisquer fins lucrativos.
Links
O utilizador pode disponibilizar ligações para outros sítios na World Wide Web, ou para conteúdos que estejam alojados noutros servidores, desde que identifique visível e notoriamente essas ligações. AidsPortugal.com não tem qualquer responsabilidade ou controlo sobre os conteúdos que estejam alojados em servidores de outras empresas, instituições, organizações, entidades públicas e/ou privadas e particulares.
Newsletters
O aidsportugal.com como comunidade de interesses em torno de uma temática comum, fornece aos seus visitantes os meios de subscrição de listas de distribuição. Os visitantes subscritos ficam assim registados e passarão receber regularmente (periodicidade prevista mensal) correspondência relativa aos eventos do portal. No âmbito do acordo de parceria, a organização do aidsportugal.com estará disponível para negociar com os seus parceiros, se estes assim desejarem, o patrocínio das referidas circulares.
Mecanismos de pesquisa
O portal encontrar-se-á catalogado segundo a metodologia clássica de "directoria de ligações". Além desta componente dinâmica em que os visitantes podem propor a catálogo os seus links, existirá um motor de pesquisa associado ao portal. O referido motor de pesquisa indexará e catalogará todas as ligações existentes por palavras chave. Neste contexto todas as contribuições dos parceiros serão catalogadas e registadas permitindo posteriores pesquisas por palavras chave.
Direitos de propriedade de AidsPortugal.com
Os utilizadores reconhecem que o serviço e todo o software relacionado com o mesmo contém informação confidencial e está protegido pelos direitos de autor, e outras leis aplicáveis a estes casos. Os utilizadores reconhecem que qualquer conteúdo que conste na publicidade, destaque, promoção ou menção de qualquer patrocinador ou anunciante está protegidos pelas leis relativas a direitos de autor e direitos conexos, e a direitos de propriedade industrial e outras leis de protecção de propriedade. Quando expressamente escrito por AidsPortugal.com ou pelos seus Parceiros ou Patrocinadores, os utilizadores não poderão nunca modificar, alugar, dar, doar, emprestar, vender, distribuir ou criar trabalhos cuja base criativa seja quer parcial quer completamente, o serviço ou o software nele aplicado ou qualquer conteúdo constante nas áreas públicas do site. A utilização do serviço é feita por conta e risco do utilizador. O serviço é fornecido como apresentado. AidsPortugal.com não garante a não violação e infracção de regras por parte dos utilizadores.
Informação Geral
Estas regras constituem um acordo entre AidsPortugal.com e o utilizador. Estas regras regerão toda e qualquer actividade que o utilizador venha a ter no âmbito do serviço.